O que é gestão de facilities?

A gestão de facilities é uma nova forma de organizar as mais diferentes atividades em espaços condominiais. Nesse texto você vai conhecer o conceito e como funciona sua metodologia.

O termo facilities management vem do inglês e quer dizer gestão de facilidades. Ele representa o conjunto de ações necessárias para gerenciar o funcionamento de condomínios, clubes, shoppings, escolas, universidades e demais empresas que precisam de serviços para zelo e segurança patrimonial.

Essa inovadora forma de organizar esses ambientes, tornou-se imprescindível para ajudar na redução de custos e na gestão de pessoas que executam os serviços num condomínio, por exemplo. O foco é sempre melhorar os resultados da administração e levar melhorias ao trabalho ofertado aos clientes.

A gestão de facilities atua com demandas específicas de atividades. Vejamos no próximo tópico quais são elas.

Atividades que estão dentro da gestão de facilities

A gestão de facilities visa coordenar tarefas dos serviços de:

1 – Limpeza – o trabalho aqui visa encontra as melhores práticas para manter o asseio dos ambientes. Criar programações de limpeza que atendam às necessidades do cliente; escalar os mais ágeis profissionais para realizar a tarefa de forma eficiente, são algumas das medidas pensadas no trabalho de gerenciamento de facilities.

2 – Segurança – manter o patrimônio livre de transtornos que comprometam a segurança é fundamental. É trabalho da gestão de facilities pensar numa distribuição dos profissionais de segurança pelas dependências da empresa. Saber coordenar a atividade de bombeiros civis, guardiões de piscinas e vigilantes é garantia de que tudo estará bem nas dependências da empresa.

Veja mais sobre o trabalho de um guardião de piscinas.

3 – Manutenção – contar com organização e profissionais que saibam agir em problemas de sistemas elétricos, hidráulicos e outros reparos, garante o funcionamento ideal de estabelecimentos.

Como trabalhar gestão de facilities

O trabalho da gestão de facilities é orientado pelos seguintes fatores:

É possível terceirizar esse tipo de gestão?

Sim. No mercado existem muitas empresas que oferecem a gestão de facilities e seus serviços. Porém, é necessário considerar a idoneidade e experiência dessas empresas. O contratante não pode se levar apenas por valores oferecidos, é necessário comprovar a satisfação de outros clientes e a qualificação dos profissionais que executarão o trabalho em suas dependências.

Quem atende esses requisitos é a BPR Serviços, empresa de terceirização e gestão de facilities que está no mercado desde 2012 levando soluções a importantes clientes. Confira mais em nosso site.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

BPR Serviços
Enviar via WhatsApp