Guardião de piscinas – como funciona esse serviço?

O guardião de piscinas é o profissional habilitado para tornar seguras as atividades aquáticas em hotéis, clubes, academias e outros estabelecimentos que tenham piscinas. A profissão é devidamente regulada, e já é obrigatória nas principais cidades do país.

Também conhecido com salva-vidas ou guarda-vidas, o guardião de piscinas é o termo específico dado ao profissional que além de conhecer as técnicas de primeiros socorros, trabalha para evitar os incidentes em piscinas e também realiza a sua manutenção.

E por que é tão importante ter um responsável por piscinas, devidamente treinado? Vejamos a seguir.

A importância do guardião de piscina

Sabemos que em dias movimentados as piscinas podem ser um risco, não apenas para crianças, mas também para adultos que não sabem nadar, ou exageraram um pouco na bebida. Em cenários assim, somente um profissional que trabalhe de forma preventiva apresentará a eficiência esperada. Esse é o perfil da função do guardião de piscinas.

Esse especialista usará toda sua experiência e treinamentos para observar, e decidir rapidamente, onde estão as pessoas na piscina que correm risco. Ele se dirigirá ao individuo e explicará que está colocando a sua integridade física em risco.

O guardião de piscinas fará todo o mapeamento do local, antes da área de lazer ser liberada em clubes e hotéis, por exemplo. Verificará os pontos de risco e possíveis obstáculos que podem atrapalhar os banhistas em seus momentos de descontração.

Conservar a qualidade da água

Também é papel do guardião de piscinas deixar a água adequada para o banho. Ele realizará todos os processos necessários para manter o nível de cloro suficiente e afastar o risco de proliferação de bactérias e fungos na água.

A partir de fitas testes, fará a medição da alcalinidade e pH, e depois aplicará o cloro na água. Retirar folhas e outros objetos da piscina são de sua responsabilidade também.

O treinamento do guardião de piscina

O guardião de piscinas deve passar por rigoroso treinamento do Corpo de Bombeiros de sua cidade ou de uma instituição devidamente liberada para executá-lo.

É um programa de treinos que condiciona fisicamente o profissional e lhe orienta quanto aos principais procedimentos de salvamento. O guarda-vidas só estará apto ao trabalho após cumprir todas as exigências para a função.

Como contratar um guardião de piscina?

Procure a BPR Serviços. Especializada em terceirização e gestão de facilities, a BPR tem em seu quadro profissionais que cuidam da manutenção do seu patrimônio e/ou são necessários à atividade de sua empresa, como é o caso do guardião de piscinas. Entre em contato conosco para maiores informações.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

BPR Serviços
Enviar via WhatsApp